sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Academias de luxo nos Estados Unidos custam entre R$ 40 e 80. E no Brasil é mais caro por quê?



Um vídeo com críticas ao nosso modelo de academias de fitness está bombando na internet, veja:

O blogueiro que vos fala recebeu diversas mensagens com questionamentos quanto ao conteúdo e também dúvidas se a informação é verdadeira, por isso consultei colegas empresários das maiores redes do Brasil, como também o Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Rio de Janeiro, e vejam as respostas:

Eduardo Netto, diretor técnico da rede Body Tech, disse que os preços praticados nos EUA são realmente bem mais baixos, e os equipamentos importados são tributados em 130%, além é claro dos diversos impostos que no Brasil oneram toda atividade empresarial.

O mesmo citou ainda que o mercado americano não presta serviço, simplesmente aluga equipamentos, não possuem professor, e a grande maioria não oferece aulas coletivas, quando oferece tem que pagar pela atividade escolhida.

Outro empresário que pediu para não ser citado, disse que na segunda maior rede de academias do mundo, com mais de 2500 unidades tem apenas 530 funcionários, o cliente paga e se inscreve na academia pela internet, recebe uma senha e passa a frequentar.
Em algumas academias as coletivas são pagas a parte porque têm instrutores que apenas com  dois meses de treinamento estão aptos a prescrever exercícios. Nas aulas que aparecem no vídeo como alongamento, por exemplo, segundo os empresários, são treinadores personalizados.

Outro custo alto é que aqui no Brasil é obrigatório ser Profissional de Educação Física para estar à frente de qualquer atividade física, o que encarece ainda mais os custos do negócio fitness em comparação ao mercado americano. Por fim todos afirmaram que atualmente somos o único país que oferece a prestação de serviço incluída no pacote, e somos tão diferenciados que existe a iniciativa da Rússia e de Portugal passarem a exigir a presença de profissionais, nosso mercado é reconhecido como referência em relação à qualidade dos serviços. 

Todos afirmaram que no Brasil se oferece um serviço de ponta e diferenciado.
Não vou comentar, deixo para reflexão de cada um, no próximo blog vou passar a posição do Sindicato.

FELIZ 2016
Ernani Contursi
Prof. Velhinho

8 comentários:

  1. "Outro custo alto é que aqui no Brasil é obrigatório ser Profissional de Educação Física para estar à frente de qualquer atividade física, o que encarece ainda mais os custos do negócio fitness". Quanto é a hora aula daqui mesmo? Essa frase não corresponde a realidade!

    ResponderExcluir
  2. Não vi em sua postagem o posicionamento do Sinpef, o qual lá no início disse ter sido consultado. Sinpef está funcionando? Onde e Quando?

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Se nos EUA tivéssemos a mesma valorização profissional que aqui, ainda assim seria mais barato malhar e garanto que o profissional seria mais bem remunerado.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Achei interessante esta matéria e fiquei realmente impressionada com os preços das academias americanas. Sou proprietária de um estúdio de ginástica e que logicamente gasto bem menos em manutenção de aparelhos, compra de materiais e tudo o mais que uma academia grande oferece. Resumindo, o que se gasta pra manter uma academia, professores, taxas, aluguéis, etc, não dá pra cobrar barato. No meu caso, Cref, Issqn, Iptu,Inss, aluguel,cursos, materiais, etc,são muito caros,aí isto tem que ser repassado. Infelizmente aqui neste país se paga muitas taxas pra nada, mas os profissionais de educação física estão melhorando cada vez mais e isto tem um preço. Como em toda profissão tem os bons e os ruins, mas acredito que colocar alguém responsável pra dar aula tendo conhecimento do que fazer ou não, com uma diversidade de alunos com problemas de saúde variados dentro de uma academia tem que cobrar bem. O que poderia melhorar era a diminuição de tantas taxas pelo governo, pois o povo que se exercita não precisa faltar tanto ao trabalho por doenças e já está fazendo uma prevenção de futuros problemas de saúde. Mas aí já teríamos que entrar numa outra prosa e isto é demorado pra se falar.Atensiosamente, Jaquline.

    ResponderExcluir
  5. Meu CREF:025947-G/RJ,Colegas da Educação Física,temos que nos unir,estou sem trabalho no momento,porque me recusei a deixar assinar minha carteira por 8,75 por hora aula,para ser instrutora de academia,isso em São Paulo(Capital)no Bairro da MOOCA,onde se ostenta luxo,mas aí vai uma colega e aceita,poxa,assim não da,como vamos valorizar,os 4 anos de graduação,sem contar com as especializações?JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

    ResponderExcluir
  6. Obrigar a todos os alunos a pagar pelas aulas coletivas que somente alguns fazem é anti-ético, devia ser proibido, a ser enquadrado como venda casada, o que é crime, por sinal. Pena que seja a prática nas nossas grandes academias.

    ResponderExcluir
  7. Ele não fez o caculo do dólar não é este preço que ele falou bem diferente tem diferença tem só que aqui tu paga para trabalhar de tanto imposto.

    ResponderExcluir
  8. Com todo esse equipamento se não tiver profissionais trabalhando não havia resultado satisfatório.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.