segunda-feira, 19 de maio de 2014

MEC decreta o fim da Educação Física na escola

No dia 13 de maio foi realizada a última reunião em Brasília, com o coletivo da Educação Física, onde nós recebemos de forma direta e incisiva um NÃO do MEC para Educação Física com Prof. de Educação Física até o 5º ano do ensino fundamental. Também estavam presentes o senador Lindbergh; o secretário executivo do MEC, Sr. Luiz Cláudio Costa e a secretária do ensino básico do MEC Sra. Maria Beatriz Luce.

Nenhum acordo foi proposto, não foi aceito nenhum texto alternativo ao nosso projeto de lei 116/2013, ou seja, concluímos que fomos enrolados durante todo esse ano com o único objetivo de pegar o recesso da Copa do Mundo e  engavetar nossa lei.

Chega a ser revoltante a postura do MEC. Eles afirmam com a maior cara de pau que se os senadores aprovarem essa lei, a presidente Dilma veta, e orientam os senadores da bancada do governo para não se desgastarem com seus eleitores, bastando apenas não deixarem que o projeto de lei seja votado no plenário do Senado.

Vamos fazer o quê????? Continuar lutando??? Pressionar os senadores para votarem com a Educação Física??? Toda a categoria vai entrar nessa luta???

Sabendo da gravidade desta situação, as lideranças do Rio de Janeiro se reuniram no último sábado (17/05) para discutir a urgência de um envolvimento de toda a categoria nessa luta.

O que fazer???? Vamos continuar submissos??? Cordeirinhos???

O MEC QUER ACABAR COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA.......

O que você de todo o Brasil vai fazer???????
 

Ernani Contursi
Prof Velhinho

72 comentários:

  1. por favor .. REPRESENTO O CAEF - CENTRO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIPAC - TEÓFILO OTONI - MG E QUERIA PODE ENVIAR UM RECADO DE INSATISFAÇÃO DE NOSSOS ALUNOS QUE DEVERÁ SER ENTREGUE AO MEC ..

    ResponderExcluir
  2. VAMOS GALERA DA EDUCAÇÃO FÍSICA .. DEMONSTRAR QUE JUNTOS SOMOS MAIS ... VAMOS GRITAR PARA TODO MUNDO OUVIR QUE O DIREITO É NOSSO..

    ResponderExcluir
  3. QUAL O MOTIVO DO MEC?
    NINGUÉM QUESTIONOU ISTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O motivo é acabar com a educação de qualidade nesse país, para assim nos tornarmos uma filial de cuba...

      Excluir
  4. ESTA NOTÍCIA NÃO FOI ENCONTRADA EM NENHUM JORNAL NACIONAL E NEM NO PORTAL DO MEC...POR FAVOR, COLOQUE UM LINK PARA O ACESSO À ESTA NOTÍCIA.

    ResponderExcluir
  5. Isso é um absurdo... tem que haver alguma forma de sermos representados neste governo.
    a educação fisica escolar é tao importante ou ate mais nas series iniciais do que nas finais.
    estamos falando de coordenação motora, psicomotricidade, cooperação, ludicidade e inumeras razões pra que a criança qdo for adulta ela seja completa, não só intelectualmente como fisicamente.

    ResponderExcluir
  6. É o final dos tempos, após grande conquista e reconhecimento da profissão, nos deparamos com essa atitude que só vem a deteriorar e comprometero desenvolvimento de crianças e adolescentes dentro das escolas. O que se dizer agora, quando falar em "ENSINO FUNDAMENTAL"?
    Quem deveria zelar em prol da Educação e formação do indivíduo, não esta nem aí!
    Triste realidade nacional.

    ResponderExcluir
  7. É MAIS UMA VEZ, DIRIGENTES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, ALHEIOS AOS CAMINHOS DIGNOS E LAICOS PARA UMA SOCIEDADE, VIRANDO AS COSTAS E COLOCANDO A EDUCAÇÃO EM ÚLTIMO LUGAR NO PROCESSO DEMOCRÁTICO.
    É UMA VERGONHA QUE DEVE EM TODOS OS RINCONS DESTE PAÍS SER DISCUTIDO E PRINCIPALMENTE LEVANTADA PELOS PROFISSIONAIS, ÚNICOS QUE PODEM E DEVEM MINISTRA EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. VAMOS CONTINUAR BUSCANDO O APOIO IRRESTRITO DA SOCIEDADE. NÃO VAMOS ESMORECER, CONTINUEMOS, POIS, SABEMOS A NECESSIDADE DE UMA ATENDIMENTO PROFISSIONAL PARA A SOCIEDADE. - CELBY SANTOS.

    ResponderExcluir
  8. É MAIS UMA VEZ, VERGONHOSO, CONTINUEMOS SIM A LUTA. CELBY SANTOS

    ResponderExcluir
  9. Novidade...o que se faz para melhorar a Educação, o respeito e a disciplina no âmbito eacolar???...Nada!! Só acabam....

    ResponderExcluir
  10. O que farei nesse caso é não votar em quem for contra a Ed. Física na Escola.

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite, gostaria de saber o link onde tenho acesso a todas essas informações que o Mec definiu... Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite, gostaria de saber o LINK onde contém todas as informações que o MEC decretou! Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. A classe tem que se unir e organizar direcionando os votos e fazendo uma lista negra dos politicos que são contra a uma educação bem feita em nosso país. Se neste país as coisas são negociadas vamos negociar e marcar quem joga contra.
    Ricardo Augusto

    ResponderExcluir
  14. Isso acontece por falta de união da categoria , todos de braços cruzados e nada se faz para que se mude o rumo das negociações, LAMENTÁVEL!!!!

    ResponderExcluir
  15. Enquanto isso perdemos a levas Pelés, Dayanes dos Santos, Maurrens Maggi...no Brasil quem consegue se destacar em algum esporte é um herói, pois incentivo não tem nenhum.

    ResponderExcluir
  16. Absurdo!!!! A categoria tem que se unir e lutar!!

    ResponderExcluir
  17. Irão sujar mais o nome da educação física, jogando o tempo que teriamos para educar FORA, transformando em recreação e falarão que é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  18. Professor, tô jundo para o que der e vier!!!! VAMOS FAZER BARULHO!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Professor, tamo junto!!!! VAMOS FAZER BARULHO!!!

    ResponderExcluir
  20. Tem que haver uma mobilização Nacional! Os Crefs e o Confef recebem para alguma coisa!

    ResponderExcluir
  21. Não terminei o comentário por isto vou repetir, devemos usar nossas melhores armas veicular na mídia a importância do projeto com algumas celebridades da educação física tipo Bernardinho e outros. è desta forma que a cultura consegue tudo do governo por isto eles tem muito mais incentivos hoje do que o esporte.

    ResponderExcluir
  22. Nunca ví coisa igual .Nosso trabalho foi jogado no lixo .Não podemos deixar pra lá

    ResponderExcluir
  23. Nunca ví coisa igual .Nosso trabalho foi jogado no lixo .Não podemos deixar pra lá

    ResponderExcluir
  24. É um absurdo !!!! Tenho amigos que se tornaram atletas por incentivo destes professores...

    ResponderExcluir
  25. E dane-se a educação! Vergonha

    ResponderExcluir
  26. Se fosse uma votação em prol das necessidades dos senadores, ou de benefício para políticos corruptos, com certeza seriam aprovados. ...Q nojo

    ResponderExcluir
  27. Se fosse uma votação em prol das necessidades dos senadores, ou de benefício para políticos corruptos, com certeza seriam aprovados. ...Q nojo

    ResponderExcluir
  28. Anderson Clay Vieira da Costa Costa20 de maio de 2014 às 09:56

    É lamentável que pessoas que representam a direção da educação em nosso país, são os primeiros a envergonharem a classe dos profissionais de Educação física. Quer dizer, se preocupam com essa besteira de copa e os assuntos mais importantes como, saúde, educação e segurança. Com certeza esses assuntos devem ser tratados com a máxima importância para o nosso tão sofrido país corrupto e que tá na hora da nação acordar para essa vergonha nacional!!!
    Vamos nos unir contra esse fato lamentável em nosso país!!! O Brasil nunca irá para frente em quanto existirem políticos corruptos representando o nosso país! Vamos acordar minha gente!!!

    ResponderExcluir
  29. Não podemos aceitar esse NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO;
    Att

    ResponderExcluir
  30. Só pode ser brincadeira, não é possível isso... O que o MEC alega....Eta Brasil.

    ResponderExcluir
  31. Eu infelizmente nada, Cref em meu estado só usou os prof de Ed Física e nunca fez nada de relevante, eu mesma fui usada por muito tempo como representante e quando não precisaram mais de mim nem muito obrigado me disseram...

    ResponderExcluir
  32. Não dá pra formar muita militância com essa matéria (talvez quando a ditadura do proletariado vier, pode ser que usem pra fins de propaganda), acordem, educação brasileira é pra servir à causa comunista.

    ResponderExcluir
  33. Mestres...querem entrar na luta, enviem todos as mensagens para seus senadores que estão recebendo, pedindo explicações, como tb entre no site do MEC e enviem tb o mesmo pedido pedindo explicações........lembrem...NUNCA CAPITULAR...LUTAR ATÉ O FIM....Ernani

    ResponderExcluir
  34. Tirar a Educação Física logo no período que as crianças mais necessitam? Pois é uma fase de desenvolvimento psicomotora etc... Obesidade infantil a cada dia só aumentando, tanto pelo consumo exagerado de alimentos de baixo valor nutritivo e ricos em gorduras, açucares etc.... Tanto quanto pela falta da prática de atividades físicas... Falta motivação, essa que muitas vezes é papel do professor físico.... TO INDIGNADO :( Os bons hábitos se aprende na infância... Com a ed física nas escolas as crianças tomam uma vida ativa, se movimentam-se isso reduz a obesidade, risco coronariano , diabetes, hipertensão e outras doenças mais, sem falar dos fatores externos... Aff Que Pais é Esse???

    ResponderExcluir
  35. Não achei nada relacionado no site do senado referente a matéria em questão:
    http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=115667

    ResponderExcluir
  36. Onde está a notícia dizendo que o MEC fez isso?

    ResponderExcluir
  37. Onde está a notícia dizendo que ja foi aprovado esse texto?

    ResponderExcluir
  38. Esse é o problema desse lixo de lugar que chamamos de BRASIL !
    De 4 em 4 anos vem um prefeito, um presidente, um governador, um senador, um deputado e etc... fazem akelas promessas de mudança mais cade as mudanças? cade o dinheiro dos impostos que pagamos ?
    E o pior que essa corrupção esta chegando nas escolas tb sabe por que ?
    Eu estudo na Escola Estadual DR. Ferreira da Luz fazo (CEJA) Centro Educacional de Jovens e Adultos e a escola esta sem verba para o lanche perguntamos aos diretores ao povo que trabalha na escola e é sempre assim ninguém sabe de nd
    Desse jeito vcs vão ver aonde a gente vai parar

    ResponderExcluir
  39. Esse é o problema desse lixo de lugar que chamamos de BRASIL !
    De 4 em 4 anos vem um prefeito, um presidente, um governador, um senador, um deputado e etc... fazem akelas promessas de mudança mais cade as mudanças? cade o dinheiro dos impostos que pagamos ?
    E o pior que essa corrupção esta chegando nas escolas tb sabe por que ?
    Eu estudo na Escola Estadual DR. Ferreira da Luz fazo (CEJA) Centro Educacional de Jovens e Adultos e a escola esta sem verba para o lanche perguntamos aos diretores ao povo que trabalha na escola e é sempre assim ninguém sabe de nd
    Desse jeito vcs vão ver aonde a gente vai parar

    ResponderExcluir
  40. A B S U R D O !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  41. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12962&Itemid=866

    ResponderExcluir
  42. Lincoln Luiz Fiuza Lima Junior20 de maio de 2014 às 17:36

    Esta informação está correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre....se não fosse verdade, não teríamos citado tantos nomes, inclusive de um Senador da República.....

      Excluir
    2. Absurdo e inaceitável o fim da Educação Física na escola. Um componente curricular importantíssimo para a formação do aluno nos aspectos, motor, cognitivo e afetivo. TODO LUTA CONTRA O FIM DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA!!!

      Excluir
  43. isso e uma vergonha mesmo, tantos anos sofrendo para melhorar a ed. física no brasil..isso e uma vergonha.

    ResponderExcluir
  44. Colegas, não podemos desistir de lutar!

    ResponderExcluir
  45. Isso não garante que seja verdade. Coloca por favor o link do processo, ou algum informativo oficial. (?)

    ResponderExcluir
  46. E o CREF está fazendo algo? Alguém sabe d alguma coisa?

    ResponderExcluir
  47. Absurdo!!! Por isso o Brasil não vai pra frente!!! Vamos lutar contra esses corruptos, pq pra eles a educação que se dane!!! Podem contar comigo!!!

    ResponderExcluir
  48. Mas tem o link oficial do processo, ou algo do site do MEC?

    ResponderExcluir
  49. Pessoal, vejo que ainda existem dúvidas relacionadas a essa notícia, quanto a veracidade, a fonte oficial, se realmente está nesse patamar (que é um absurdo sem tamanho não estou questionando quem escreveu mas mitos comentários que colocaram essas dúvidas), mas por tudo que esta sendo divulgado é verdade, mesmo não querendo acreditar num absurdo desses, então vamos nos unir, quem tiver mais informações, repassem ate porque mediante tudo que estamos lendo estamos diante de uma situação que merece mais que atenção, merece nossa mobilização e de todos que possam vir a somar com a EDUCAÇÃO FÍSICA!! Vamos divulgar em todas as redes sociais (facebook, twiter, etc..), mandar email pra mídias, programas de esportes, de qualidade de vida, jornais de grande circulação! Vamos fazer "barulho" , mostrar o nosso valor!!! VAMOS EDUCAÇÃO FÍSICA, É A GRANDE HORA DE REALMENTE TODOS ENTENDEREM NOSSO VALOR, O VALOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA PRA TODOS!!

    ResponderExcluir
  50. Cadê o CREF? Será que serve para alguma coisa?

    ResponderExcluir
  51. Abra (se já não existe) um abaixo-assinado em peticaopublica.com.br ou avaaz.org que o movimento ganha visibilidade, força e mais respeito.

    ResponderExcluir
  52. Crianças gordas, com problemas de saúde, infinitos, pelo sedentarismo, e mal-educadas, pelo protecionismo equivocado, esse é o futuro do Brasil, ou melhor do mundo!! Tem que ter uma reversão urgente!

    ResponderExcluir
  53. Será ?!?!?!?!?!?!

    ResponderExcluir
  54. SÓ TEM UM JEITO ,DERRUBAR ESSE GOVERNO,ANTES QUE ELE ACABE DE VEZ COM O PAÍS!

    ResponderExcluir
  55. Isso é um ABSURDO... tem que haver alguma forma de sermos representados neste governo.
    A Educação Física escolar é tao importante ou até mais nas series iniciais do que nas finais.
    Estamos falando de coordenação motora, psicomotricidade, cooperação, ludicidade e inúmeras
    razões pra que a criança quando adulta seja completa, não só intelectualmente como fisicamente.

    ESTOU INDIGNADA!!! EEEEEEE BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  56. Sou professora de educação física 18 anos dando aula em escola, é um absurdo o que o MEC quer fazer.1° lugar a estimulação e a aprendizagem motora é imprescindível para a formação da criança, cognitivo,motora, afetiva e social.País que sedia copa do mundo, olimpíadas no minimo é ter educação física é na base que tudo começa, sem falar no ganho de qualidade de vida já comprovada,criança ativa, adulto saudável.Fica aqui minha indignação e revolta.
    Patricia Macuglia

    ResponderExcluir
  57. Sou prof. de educação fisica, me chamo Cláudio e sou formado. Achei o site da tramitação que é: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=115667 tirem suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  58. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o O § 3o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

    "Art. 26 ...........................................................................

    ...........................................................................

    § 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

    I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;

    II – maior de trinta anos de idade;

    III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;

    IV – amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969;

    V – (VETADO)

    VI – que tenha prole.

    ..........................................................................." (NR)

    Art. 2o (VETADO)

    Art. 3o Esta Lei entra em vigor no ano letivo seguinte à data de sua publicação.

    Brasília, 1o de dezembro de 2003; 182o da Independência e 115o da República.

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
    Cristovam Ricardo Cavalcante Buarque

    ResponderExcluir
  59. Temo que fazer essa infornação cheguar para todos! Sacanagem!!! Vamos a luta, unidos podemos muito.

    ResponderExcluir
  60. Ainda estou tentando entender o projeto de lei 116/2013.

    Essa questão de ser facultativo sempre existiu. A única alteração que vi nessa lei foi a obrigatoriedade do professor LICENCIADO para atuar em educação básica.

    Se eu estiver errada, peço que me corrijam e esclareçam outros pontos que não encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também entendi dessa forma. Já pedi que me explicassem onde tem o veto da educação física nas escolas, pois não encontrei.

      Excluir
  61. Educadora
    Eu vejo sempre que as pessoas não entendem e ficam injetando veneno para que haja discussões descabidas em assuntos que estão claramente explicadas. Será que essas pessoas merecem mesmo o cargo ao qual pleiteiam?

    ResponderExcluir
  62. http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=115667

    ResponderExcluir
  63. BRASIL...COMO JÁ DIZIA RENATO RUSSO..."QUE PAÍS É ESSE"?... COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS EM UM PAÍS QUE NÃO VALORIZA ESSE PROFISSIONAL QUE INCENTIVA O ESPORTE, À PRATICA DA BUSCA PELA SAÚDE E O LASER SAUDÁVEL... ( ESTUDANTE ED. FÍSICA)

    ResponderExcluir
  64. BRASIL...COMO JÁ DIZIA RENATO RUSSO..."QUE PAÍS É ESSE"?... COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS EM UM PAÍS QUE NÃO VALORIZA ESSE PROFISSIONAL QUE INCENTIVA O ESPORTE, À PRATICA DA BUSCA PELA SAÚDE E O LASER SAUDÁVEL... ( ESTUDANTE ED. FÍSICA)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.