quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

MEC diz NÃO ao PROF. de Educação Física na escola

Está bombando na rede a nossa suposta vitória no Senado, mas não ganhamos nada. Para ser sincero, perdemos. Apenas conseguimos aprovar na Comissão de Educação do Senado o Projeto de Lei (PL) que torna obrigatória a presença de prof. de Educação Física com Licenciatura Básica para ministrar a disciplina Educação Física do 1º ao 5º ano nas escolas.........



E só conseguimos isso, porque o senador Lindbergh assumiu a defesa da nossa profissão e insistiu junto aos demais senadores da Comissão sobre a aprovação do projeto de lei. O próximo passo é votar no plenário do Senado e o MEC, que não quer a aprovação, já disse que não deixará esse PL ser votado, ....essas foram as palavras do delegado do MEC, Leandro Cerqueira, chefe da assessoria parlamentar do Ministério da Educação.
Todos os Secretários de Educação dos municípios do Brasil, representados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação dos Municípios e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) não consideram importante a disciplina Educação Física no ensino fundamental do 1º ao 5º ano...Eu pensei que eram apenas problemas orçamentários, de verba, mas não é. Infelizmente, nossa profissão é considerada descartável pelas secretarias de educação dos municípios...e o MEC segue a risca as determinações dessas associações municipais...

Assim o PL passa a ter forte rejeição do MEC, o que dificulta a aprovação. E mesmo se conseguirmos vencer no plenário do Senado, o que considero quase impossível, a presidente Dilma vetará.........enfim, uma luta desigual, onde alguns não desistem nunca. Pessoas como o prof. Lucio Rogerio, colega do Rio de Janeiro, que está  duelando com o delegado do MEC, supra citado, numa disputa corpo a corpo, visitando todos os senadores da República....... e também da presidente Cristina Calegaro do CREF Brasília com seu grupo  levando faixas e apoiando o nosso trabalho.

Outro guerreiro que também acredita na vitória é o senador Lindbergh do Rio de Janeiro que lidera a nossa luta no Senado, e mesmo sendo da base do governo está do nosso lado, buscando apoio dos demais senadores para votarem com a Educação Física... E agora nosso amigo, mais um político carioca entrou do nosso lado - o Ministro Crivella, que marcou audiência com o MEC pedindo uma solução de consenso.
Na base oposicionista todos atendem ao pedido do deputado da Educação Física Otavio Leite, e votam a favor da Educação Física. Esses são nossos amigos, que ainda acreditam na Educação Física como profissão de educação, saúde e lazer, essa é a Frente Parlamentar da Educação Física em Brasília que nunca desiste, que ainda acreditam.

Mas esse Prof. Velhinho, como nossos desafetos me caracterizaram, reconhece que é uma batalha desigual, impossível a vitória. E se sair um acordo, será um cala boca, um acordo que irá favorecer aos políticos, que mantém esse modelo com a Educação Física marginalizada na educação brasileira.
Vamos perder, mas lutamos! Fato inédito na Educação Física brasileira. E encerro citando Nimitz:
“QUE  DEUS NOS DÊ FORÇA PARA CONTINUAR LUTANDO, MESMO QUE SEJA SEM ESPERANÇA”...

Ernani Contursi
Prof Velhinho

34 comentários:

  1. Ana Cristina Lopes Y G Barreto21 de fevereiro de 2014 às 09:14

    Estou estarrecida! !!!!
    Temos que tomarmos alguma atitude que possa pressionar a opinião publica.
    Como coordenadora tenho observado a queda vertiginosa da procura pelo curso de Licenciatura. A grande parte dos alunos hoje vao para o Bacharelado.
    Se formos de fato derrotados qual o futuro do curso de formação de professores? ??
    Att

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  2. Ricardo Seigi Kiyuzato21 de fevereiro de 2014 às 11:46

    Lamentável professor, o senhor não deve se lembrar de mim. Sou um releis professor de Educação Física do interior do Maranhão, que uma vez contei minha história para o senhor. O CREF realmente veio aqui mais como não tem poderes, eles passaram o relatório das irregularidades para a promotora tomar suas providencia, passaram mais de meses e nada aconteceu. Fico triste porque visto a camisa da nossa profissão de educador. Mais assim fica difícil defender nossos direitos. A briga e injusta. Temos que pedir mais força para Deus.

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    1. É o fim do mundo!!!!! Nossa disciplina muda, transforma e educa. Cada vez crianças mais obesas, com colesterol alto. Será que o MEC não vê a importância da EDUCAÇÃO Física na escola em todos os níveis?????? Não podemos deixar isso acontecer, não adianta ficarmos tristes........vamos à luta.

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  3. Isto é revoltante e não somente porque fere uma classe profissional, mas porque fere o direito de uma criança ser ajudada a crescer com qualidade e satisfação. Um mínimo de leitura levaria as autoridades a entender o quanto um desenvolvimento motor satisfatório favorece a inserção deste sujeito no mundo em que ele vive, e isso, é uma parte, apenas, do benefício.

    Abraço
    Patrícia Terra

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  4. Totalmente desmoralizante! TODOS, sabemos a importância do Educador Físico nas escolas, seja nas séries Inicias do Ensino Fundamental, no E.Médio assim como, na Educação de Jovens e Adultos. Nos dias atuais, onde uma criança sequer pode brincar na "rua" devido a periculosidade em tal ambiente, onde jovens e adultos caminham rumo a uma vida cada vez mais sedentária e depressiva. Onde vai ser plantada a semente para indivíduos, sejam aptos fisicamente para viver suas vidas de maneira mais alegre e saudável, perante toda essa comodidade e monotonia da vida moderna, ou para representar nosso País como potência em jogos olímpicos?
    O que está acontecendo, é apenas mais um episódio bem claro do que o "poder" almeja para nossa sociedade a cada dia que passa. A DEGRADAÇÃO DOS VALORES MORAIS E DO SER HUMANO, nada mais do que isso!
    Ou a ignorância seria tão grande, a ponto de não enxergar mais essa necessidade BÁSICA, para o desenvolvimento psicomotor e psicosocial de qualquer ser humano na face da terra? Para mim, é mais um exemplo simples de por quê, o Brasil está atrás de inúmeras potências mundiais, que cresceram com muito menos condições intrínsecas em seu país.

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  5. Deixa eu ver se entendi, o MEC entidade comandada pelas diretrizes ditadas pelo governo federal que é comandado pelo PT, é contrario a presença dos professores de educação física nas escolas e contra o PL que torna isso lei.
    Aí um senador do PT assume a causa e dá esperanças a classe.

    É só eu que vejo ou tem algo de estranho e contraditório nessa história?
    Que o PT quer sucatear a educação do Brasil, não é novidade para ninguém, e usa descaradamente o MEC para fazer o serviço sujo.
    Agora ver um senador petista se colocar contra os interesses do partido me parece soar muito estranho, confesso que diante da proximidade das eleições e da falta de tempo que há para votar uma PL esse senador só que ganhar simpatia e votos, eu não contaria com esse apoio.

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  6. Pq nao vamos as ruas???? Pq não vamos para a porta do mec gritar pelis nossos direitos. ... forçar eles a isso??? Eu apoio

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  7. Realmente lamentável, mais como o senhor mesmo citou no final dessa publicação,“QUE DEUS NOS DÊ FORÇA PARA CONTINUAR LUTANDO, MESMO QUE SEJA SEM ESPERANÇA”..., e como estudante de Educação Física penso que não deveremos nos deixar apagar, e a cada ano novos profissionais vão se graduando e juntando forças para que essa luta nunca acabe...
    Juntos somos mais fortes....
    Jaciele Santa Clara

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  8. O PT ferrou os médicos. Agora é hora de ferrar as outras profissões, infelizmente, agora foi a vez de vcs.
    ACORDA GENTE! VCS PODEM SE UNIR E TIRAREM O PT DO PODER.

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    1. pelo menos uma pessoa que pensa como eu! Os culpados disso somos nós mesmos que vamos as urnas nas eleições. Podemos dar um jeito nisso, é só querer!

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  9. Vou ser antipático. Boa parte da responsabilidade por essa situação cabe a nós, professores de Educação Física. Boa parte dos colegas não se dedica a estudar, não cumpre sua obrigações mínimas, muitos, mas muitos mesmo, vivem de "dar bola pra os alunos baterem baba, como se diz no nordeste, ou pelada, no sudeste/sul. Nas escolas onde uma equipe de professores se organiza, estuda, demonstra compromisso e competência, a valorização é garantida.

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    1. Duvido uma professor de Ed. Fisica esquentar a cabeça como um professor de matemática como eu me esquento. Eles ensinam 3 escolas ou mais por falta de concorrencia e ganha bem né ?

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  10. Vamos Denunciar!!! Se nesse país, qualquer um pode ser o profissional de Educação Física Escolar. O exercício ilegal da profissão ainda é crime. E para ser recreador, tb é preciso ter formação acadêmica. Então vamos denunciar, escolas e profissionais que não são habilitados a função.
    O país deixou os professores nas ruas sozinhos. Não acredito que apoiaram apenas a classe dos profissionais de Educação Física.
    Vamos fazer barulho de outra forma. DENUNCIANDO!!!

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  11. EU SOU PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
    EU SOU PRÉ-CANDIDATO A DISTRITAL P DF
    DEPOIS DESTA VOU LUTAR MAIS AINDA PELA NOSSA CLASSE.
    PROFESSORLEITE.

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  12. ISSO PORQUE VAMOS SEDIAR A OLIMPÍADA EM 2016.

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  13. Minha pergunta antipática é: se fosse obrigatório um professor de EF nos primeiros anos de ensino fundamental, o mesmo não se aplicariam as demais disciplinas? Por que neste caso, não vejo diferença entre EF e Matemática. Se o meu raciocínio está correto, e as duas disciplinas (bem como português, ciências, história e geografia) contribuem imensamente para o formação inicial do cidadão, não deveriam todas ter professores licenciados na primeira fase do ensino fundamental? Se sim ... não deveríamos ter mais o curso de formação de professores, não é? Pq a professora que não sabe o suficiente de EF, não sabe o suficiente de Matemática ... O meu raciocínio está correto?

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    1. Seu raciocínio está sem raciocínio. O corpo e a mente tem suas determinadas etapas de evoluções, segundo Piaget, portanto, nestas evoluções, existem as etapas cognitivas de forma gradual até se chegar na condição de envolver a mente em momentos mais singulares - tipo, aulas de matemática, etc. A Educação Física, não só proporciona o preenchimento dessas etapas no seu início, como na sua desenvoltura. Portanto, é a disciplina que irá preparar o ser para os demais conhecimentos.

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    2. Prezado Professor Marcelo Arantes,
      Tive a oportunidade de rebater esses mesmos argumentos quando da elaboração de um artigo de contraposição ao Parecer 16/2001 do CNE. Este artigo encontra-se publicizado na home page do CREF1, http://www.cref1.org.br/downloads/camara_educacao_incoerencias.pdf
      Se tiver a oportunidade, dê uma lida no citado documento, como amante do bom debate, peço-lhe que faça suas críticas.

      Abraços.
      prof. Roberto Corrêa.

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    3. Isso mesmo Kim Alves, sou professor de Educação Física aqui na minha cidade para o ensino fundamental I, de 1º ao 5º, leciono a 3 anos e funciona muito bem por aqui, moro em Arapongas - Pr, e a disciplina é muito bem aceita por alunos, pais, professores e pela secretaria de educação do município pois contribui significativamente para o desenvolvimento da criança, principalmente hoje em que a criança quase não sai de casa, da frente da televisão, computador.

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    4. A história da educação está repleta de erros no desenvolvimento curricular da escola. A matemática, por exemplo, não era uma disciplina, mas sim um conhecimento transversal encontrado da diversidade do conhecimento. O conhecimento foi separado, surgiram as disciplinas. Ainda sim, há uma esperança no ensino fundamental I. Pois a formação(superior) das professoras detém os conhecimentos necessários para o início de sua formação. Digo inicio por que profissional algum sai de sua graduação "formado". A educação física trata do aluno como um todo. Somos profissionais da saúde e do bem estar. Nossos alunos não ficam sentados. Temos formação global no desenvolvimento do ser humano. Trabalhamos com o registro mente, afeto, corpo, logo, necessitaria de uma formação especial como anatomia, cinesiologia, fisiologia, pronto atendimento etc , e ainda reconhecer tudo isso numa atividade e nas atividades da escola. Bem, eu sei bem a necessidade e a história da minha disciplina, também sei que nossa história está sendo lindamente construída. A PL, veio nos revigorar nas discussões como esta, e nos fazer reenxergar.

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    5. A história da educação está repleta de erros no desenvolvimento curricular da escola. A matemática, por exemplo, não era uma disciplina, mas sim um conhecimento transversal encontrado da diversidade do conhecimento. O conhecimento foi separado, surgiram as disciplinas. Ainda sim, há uma esperança no ensino fundamental I. Pois a formação(superior) das professoras detém os conhecimentos necessários para o início de sua formação. Digo inicio por que profissional algum sai de sua graduação "formado". A educação física trata do aluno como um todo. Somos profissionais da saúde e do bem estar. Nossos alunos não ficam sentados. Temos formação global no desenvolvimento do ser humano. Trabalhamos com o registro mente, afeto, corpo, logo, necessitaria de uma formação especial como anatomia, cinesiologia, fisiologia, pronto atendimento etc , e ainda reconhecer tudo isso numa atividade e nas atividades da escola. Bem, eu sei bem a necessidade e a história da minha disciplina, também sei que nossa história está sendo lindamente construída. A PL, veio nos revigorar nas discussões como esta, e nos fazer reenxergar.

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  14. Revoltante isso!!! Vamos nos unir, e ver se temos força para que isso não aconteça...as crianças precisam do professor especialista para desenvolverem as habilidades específicas de cada disciplina, O professor do ensino regular não é preparado para ajudar os alunos a desenvolverem as competências, capacidades, habilidades, que nossa ed. física pode desenvolver...

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  15. Desculpa, mas não entendi. Etá escrito que só conseguiram tornar obrigatória a presença do professor de Ed. Física. Mas, para mim, não ficou clara qual a principal reivindicação. Quando diz que "ganhamos ou não ganhamos" está se referindo a que exatamente?

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  16. É por essas e por outras que a profissão é desmoralizada.Também por causa de uma boa parcela de professores,que como eu já vi alguém citando mais acima,só pegam a bola e jogam para os alunos brincarem.em toda minha vida estudantil,estudei em escola particular,mas a maior parte foi em escola pública e,somente o meu professor do 2º ano do ensino médio,era um professor de verdade,sem essa de só jogar bola e pronto.Faço questão de deixar o nome aqui dele aqui.Seu nome era Mauro Santiago,da escola Liceu Maranhense,a escola mais concorrida aqui da capital maranhense.Hoje estou cursando licenciatura,terminei meu primeiro período e o professor Mauro também foi meu professor,agora de anatomia sistêmica.
    Espero que consigamos resolver essa situação porque estou no segundo período da minha licenciatura e sabemos que não existe só essa área da educação física,mas uma derrota e desvalorização dessa,acaba por desestimular os hoje alunos,mas futuros profissionais da área.Chega de acharem que qualquer professor pode dar aula de educação física porque não da.Os próprios professores reclamam e também isso acaba tirando uma chance de quem seria o verdadeiro profissional capacitado para essa função.
    Minha namorada se formou agora em Letras e apresentou brilhantemente a monografia dela justamente falando sobre isso,só que relacionando a parte de letras,já que nos primeiros anos,os responsáveis pela alfabetização da garotada,são os profissionais de pedagogia.A monografia recebeu nota máxima.Não sei se apresentaram algum projeto real mesmo mostrando a importância da educação física.Senão foi apresentado,acho que seria de boa ajuda,se sim e mesmo assim está do jeito que está,então tá complicado.
    Deus nos ajude!

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  17. Como assim ? Tirar as aulas de Edução Física das escolas ? É isto ae mas uma...
    Era só oque me faltava, reclamam dos adolescentes pelo índice de sedentarismo estar aumentando a cada ano, e onde todos praticavam exercícios físicos, praticavam esportes, uma coisa boa para a saúde de crianças e jovens tão querendo tirar ? E os ÓTIMOS profissionais que temos na área da Educação Física ? Francamente cada dia que passa me envergonho do país em que moro.

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  18. Concordo com a colega Bia! querem tirar das escolas a disciplina mais completa que existe (saúde, educação). Hoje o Brasil encontram se com o índice de sedentarismo altíssimo, imaginem como nossas crianças ficaram daqui alguns anos? Sem menosprezar as outras disciplinas, mais eles não podem desenvolver os mesmos conteúdos que são repassados para nossos alunos, (nós estudamos para desenvolver bons trabalhos em nossa área, e eles estudaram para desenvolver nas áreas deles ) irão apenas realizar suas aulas e pronto, e ficarão por isso mesmo? O Profissional de Educação Física não pode sair de dentro das escolas, nós temos o papel fundamental dentro dela, AJUDAR A FORMA GRANDES CIDADÃOS

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  19. L A M E N TÁ V E L , senado, ficamos triste pela falta de analise, para entendimento da relevância da educação do movimento na vida destes sujeitos que permeiam a escola nesta faixa etária.
    Fica dificil opina,r por algo que não compreendemos o suficiente . Para tanto perguntamos

    Nossas crianças de periferia ,que estão escola pública ,seu bairro POSSUE PRAÇAS??

    Nossas crianças de periferia que estão escola pública seu bairro POSSUE GINÁSIO???

    Nossas crianças de periferia que estão de escola pública suas casa possuem quintais suficientes para estas crianças se movimentarem, brincarem , correrem etc.??

    Pois senhores SENADORES com todo respeito, mas deveriam ir para estatísca de VIOLÊNCIA , que se apresenta o pais, devido nossas crianças e adolescentes não terem a possibilidade de se movimentarem, para estravazar enegia, isso vai ser canalizado em VIOLência, e a educação fisica irá ajudar um pouco a gastar estas energias.

    Hoje voce tem tecnologias avançadas, vivemos uma globalização e vcs estão regredindo nas proposta de gerar menos sujeitos violentos, agressivos etc.

    Acordem senhores venham para o SEC XXI, é necessário governar um país com novos
    olhares , tirando a educação fisica vcs estão contribuindo para ter sujeitoviolentos em grande escala.



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  20. É o cúmulo do absurdo e o fim do mundo! Crianças cada vez mais obesas, com o colesterol alto, como acabar com a EDUCAÃO FÍSICA!!! Nós educamos e transformamos. Não adianta ficar tristes. Vamos à luta, mostrar à imprensa esse absurdo. Temos copa do mundo, olimpíada e o MEC quer aca bar com a EDECAÇÃO FÍSICA. Não estou dizendo que temos que formar atletas, mas descobrimos muitos para um dia ser atletas.! Estou indignada

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  21. Lamentável colega, sei da tua batalha. mas não sei o que ta acontecendo com todos os CREFs que só sabem cobrar ( mensalidades de educadores físicos) e não vão a luta pela nossa Classe.

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  22. PRECISAMOS LUTAR!!!!!É NOSSO DIREITO E DIREITO DAS NOSSAS CRIANÇAS!!!!!!!!!!!!!O QUE PODEMOS FAZER??????

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  23. Vocês falam tanto da educação física ...em personal e onde está uma lei que proíbe a educação física a distancia? ainda mais ...bacharel a distância !!!fala a verdade né !!!!

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  24. E como ficam os professores de EFI que sempre idolatraram o MEC e o governo da DILMA????
    em seguida teremos o programa mais professores de EFI, para empregar uma galera de cuba...
    E as eleições esse ano???

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  25. Fica aqui a indagação:
    Quem tem Licenciatura Plena em Educação Física, não mais poderá exercer esta função, tendo em vista, que será retira das grades curriculares, ou seja, fica abolida a figura do Professor de Educação Física com Licenciatura Plena?

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