O ato de protesto de sábado (11/05) reuniu professores, pais de alunos, alunos, e representantes da sociedade local em Minas Gerais para uma manifestação contra a suspensão das aulas de Educação Física do 1º ao 5º ano.
Os regentes de turmas do ensino fundamental, como também o sindicato dos professores, aderiram à causa numa passeata realizada no Centro do município de Coronel Fabriciano (MG). Juntos os manifestantes reforçaram a luta nacional contra a decisão do MEC de acabar com a Educação Física na escola.
O Prof. Roberto Correa do Rio de Janeiro se manifesta, apoiando os colegas de Minas e pergunta:
“E onde estão o CREF (Minas) e o CONFEF nessa luta? As mães e a criança se manifestaram muito melhor do que o presidente do Conselho na outra matéria. As professoras... nem se fala!”
Tenho dito sempre: a valorização do profissional passa, necessária e obrigatoriamente, pelo reconhecimento da sociedade. Que bela demonstração. Sinal de que esses professores, nesse município, vêm desenvolvendo um belo trabalho. E duvido muito que as dificuldades que eles enfrentam sejam menores do que as dos demais.
Enquanto nosso Conselho Maior mantiver essa política "hugo-chavista" (foi-se ele mas ficou o espírito), poucas esperanças temos de ver nossa entidade, de fato, abraçar e conduzir as causas de nossa profissão.
Todo apoio às iniciativas dos bravos que, declamam "apesar de você (Jorge H.C. Steinhilber), amanhã há de ser outro dia".
Veja o vídeo na galeria do site http://www.cref1.org.br/galeria-videos.php
Infelizmente. O CREF, CONFEF nao faz nada por nós. Estamos perdendo cada vez mais nossa arma de ensino na escolas, academia, militarismo.
ResponderExcluirSamuel Oliveira
Samuel...estamos lutando para não perder nosso espaço e valorizar nossa profissão, vc tem participado e buscando informações no seu cref, porque no cref1 Es estamos lutando pela classe, sou voluntária e vejo o trabalho feito pelo cref1, temos que fazer parte do cref e não apenas criticar...
Excluirsou voluntária no cref1 e estamos lutando vela valorização da classe participando ativamente, formando câmaras para entrar na luta e não ficar criticando somente...
ExcluirO pior é que, para trabalhar com esporte ,no meu caso,SAF ATLETA DO FUTURO,eu tenho que ter o CREF...É PIADA..,.
ResponderExcluirO mais importante para criança desenvolver sua coordenação é nas séries iniciais e como ainda tem governantes que não entendem................abr
ResponderExcluirPARABÉNS AO CREF 1 PELA MANIFESTAÇÃO CONTRA A RESOLUÇÃO Nº 07 DO CNE/MEC.
ResponderExcluirUM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
O boletim eletronico do Confef a meses nos mostra a seguinte chamada publicitaria.
ResponderExcluir"Com obesidade infantil não se brinca"
O governo de Minas Gerais suspende as aulas de Educação Fisica dos anos iniciais (Educação infantil),
mas o Confef continua com a mensagem "Com obesidade infantil não se brinca".Será a substituição do Educador Fisico pelo professor docente ou por um profissional de nutrição?
A verdade é: Estão fazendo uma grande brincadeira de mau gosto com a Educação Fisica.
Estamos vivendo isso em Fortaleza!! Houve concurso em 2009/2010. era só chamar os professores de cadastro de reserva!! Outra coisa, se fazem concurso para pedagogos, porquê não fazem para substituto em Educação Física? Absurdo! Aí, nosso conselho vai e faz parceria para ministrar curso? O querem? Quer dizer que após anos de estudo em Faculdade nos deixou despreparados? Leiam, depois, colocaram outra nota, mais eis a primeira:
ResponderExcluirREUNIÃO COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA SR. IVO GOMES
Sobre a Lotação dos professores:
O Secretário historiou a situação da Educação no município posicionando-se em relação à Educação Física, afirmando não ser uma questão contra a Educação Física e sim, uma decisão de gestão, em que a lotação será efetivada prioritariamente do 6º ao 9º ano, em todas as disciplinas. Afirmou ainda, ser esta etapa de grande importância para que os jovens participem das atividades físicas e esportivas. Questionamos o Secretário no sentido de que é no período compreendido entre a Educação Infantil e o princípio do Ensino Fundamental que os alunos desenvolvem competências e habilidades motoras que fundamentam a aprendizagem das atividades físicas e esportivas. Desse modo, só poderiam usufruir dos esportes e de um estilo de vida ativo se o desenvolvimento motor e o conhecimento dos princípios básicos do exercício físico, bem como dos valores e condutas estivessem consagrados em seu conhecimento. Reafirmamos que esses objetivos podem ser alcançados, na educação, somente com a orientação de profissionais de Educação Física que possuem formação e conhecimento especializado. O Secretário mostrou-se receptivo a nossa tese, no entanto, afirma que para neste momento vai manter a dinâmica para a lotação anunciada na Portaria, e que, logo que os novos professores aprovados na seleção assumam suas funções, os professores que desejassem retornar às turmas da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, poderiam solicitar o remanejamento. Pontuou ser uma questão de organização da Educação no Município e classificou este momento como temporário. Diante desta informação o CREF5 se compromete acompanhar este processo.
Parceria com o CREF5:
O Conselho Regional de Educação Física representado por seu presidente Pádua Soares, o vice- presidente Jorge Henrique, o membro da Comissão de Educação Física Escolar do CREF5 Abelardo Petter e do presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF Ricardo Catunda, ofereceu uma parceria de formação continuada para os professores gratuitamente em um curso com carga horária de 100h. O Secretário Ivo Gomes acatou de pronto nossa proposta sendo que neste momento estamos enviando uma programação para Secretaria de Educação de Fortaleza.
http://www.cref5.org.br/?mod=noticia&id_noticia=314