segunda-feira, 14 de abril de 2014

MEC recua e aceita a Educação Física no ensino básico, mas....


Na quinta-feira passada (10/04), foi realizada uma reunião convocada pelo senador Lindbergh, do Rio de Janeiro - que não aceita o fim da disciplina Educação Física no ensino básico, em todas as séries - com a presença do Secretário Executivo do Ministério da Educação com 04 assessores de um lado da mesa e do outro lado, Cristina Calegaro de Brasília, Lúcio Rogério e esse blogueiro do Rio de Janeiro. A reunião foi tensa, já que a Educação Física  estava sendo desrespeitada pelo funcionário do MEC no senado, Sr. Leandro Cerqueira............sempre com piadas e ofensas à nossa formação. 

Feitas as devidas ponderações, e com posicionamento firme do senador Lindbergh, finalmente ficou acertado que a Educação Física passa a ser disciplina obrigatória em todas as séries e em todos os níveis do ensino básico.
Apesar da decisão do MEC, temos dois problemas que estão pendentes: “creches e prazo para a lei entrar em vigor”.......a posição da União Nacional das Secretarias de Educação dos Municípios é de intransigir prazos de 10 ou mais anos, e até sugeriram isentar os municípios com menos de 15 mil habitantes de ter essa disciplina.....Acredite, mas é verdade.....o interessante é que em tese as Secretarias de Educação deveriam estar defendendo a Educação, a qualidade do ensino. Mas não, pelo contrário, são arrogantes e até sugeriram a retirada da Educação Física de todo o ensino fundamental numa reunião anterior, gerando mal estar entre os presentes, inclusive os próprios executivos do MEC.

Enfim, decidiu - se marcar uma reunião entre as partes, para a semana de 14 a 17 de abril, se não chegarmos a um acordo, vamos para o voto no senado  e tudo que foi acordado antes fica cancelado, corremos o risco de perder tudo, inclusive a Educação Física na educação infantil e fundamental até o 5º ano.

Avançamos, avançamos muito, hoje somos respeitados, mas não podemos esmorecer, acomodar, temos que manter a vigilância, temos que continuar pressionando.....,mas ainda falta o último acordo, e escalamos Lúcio Rogério e Cristina Calegaro para defender a categoria, nessa semana decisiva em Brasília para a Educação Física na Escola.

Ernani Contursi
Prof. Velhinho.

3 comentários:

  1. Obrigado Professor Ernani e amigos!!
    Infelizmente a sociedade ainda não entende a grande importância da educação física na formação de qualquer cidadão.Digo aos meus alunos que levaremos a educação física até a nossa morte.Um aluno que entende a importância da educação física nos vários segmentos(escolas,clubes,academias,hospitais,....),certamente crescerá critico e saudavel.Mais um vez...Obrigado!
    Prof.Daniel Alexandre.

    ResponderExcluir
  2. Sempre pontual e firme, na defesa da Educação Física no Brasil. Obrigada Mestre Ernani, hoje e sempre.
    Patrícia dos santos Giuberti

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela preocupação com a nossa profissão e com o futuro de alunos saudáveis, críticos e conscientes!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.