sexta-feira, 17 de maio de 2013

Passeata de protestos em Minas Gerais pela Educação Física na Escola

O ato de protesto de sábado (11/05) reuniu professores, pais de alunos, alunos, e representantes da sociedade local  em Minas Gerais para uma manifestação contra a suspensão das aulas de Educação Física do 1º ao 5º ano.


Os regentes de turmas do ensino fundamental, como também o sindicato dos professores, aderiram à causa numa passeata realizada no Centro do município de Coronel Fabriciano (MG).  Juntos os manifestantes reforçaram a luta nacional contra a decisão do MEC de acabar com a Educação Física na escola.

O Prof. Roberto Correa do Rio de Janeiro se manifesta, apoiando os colegas de Minas e pergunta:

E onde estão o CREF (Minas) e o CONFEF nessa luta? As mães e a criança se manifestaram muito melhor do que o presidente do Conselho na outra matéria. As professoras... nem se fala!”

Tenho dito sempre: a valorização do profissional passa, necessária e obrigatoriamente, pelo reconhecimento da sociedade. Que bela demonstração. Sinal de que esses professores, nesse município, vêm desenvolvendo um belo trabalho. E duvido muito que as dificuldades que eles enfrentam sejam menores do que as dos demais.

Enquanto nosso Conselho Maior mantiver essa política "hugo-chavista" (foi-se ele mas ficou o espírito), poucas esperanças temos de ver nossa entidade, de fato, abraçar e conduzir as causas de nossa profissão.

Todo apoio às iniciativas dos bravos que, declamam "apesar de você (Jorge H.C. Steinhilber), amanhã há de ser outro dia".


Veja o vídeo na galeria do site http://www.cref1.org.br/galeria-videos.php

8 comentários:

  1. Infelizmente. O CREF, CONFEF nao faz nada por nós. Estamos perdendo cada vez mais nossa arma de ensino na escolas, academia, militarismo.

    Samuel Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel...estamos lutando para não perder nosso espaço e valorizar nossa profissão, vc tem participado e buscando informações no seu cref, porque no cref1 Es estamos lutando pela classe, sou voluntária e vejo o trabalho feito pelo cref1, temos que fazer parte do cref e não apenas criticar...

      Excluir
    2. sou voluntária no cref1 e estamos lutando vela valorização da classe participando ativamente, formando câmaras para entrar na luta e não ficar criticando somente...

      Excluir
  2. O pior é que, para trabalhar com esporte ,no meu caso,SAF ATLETA DO FUTURO,eu tenho que ter o CREF...É PIADA..,.

    ResponderExcluir
  3. luiz carlos jaskulski28 de maio de 2013 às 15:13

    O mais importante para criança desenvolver sua coordenação é nas séries iniciais e como ainda tem governantes que não entendem................abr

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS AO CREF 1 PELA MANIFESTAÇÃO CONTRA A RESOLUÇÃO Nº 07 DO CNE/MEC.

    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  5. Andrey Soares de Souza28 de maio de 2013 às 15:14

    O boletim eletronico do Confef a meses nos mostra a seguinte chamada publicitaria.
    "Com obesidade infantil não se brinca"
    O governo de Minas Gerais suspende as aulas de Educação Fisica dos anos iniciais (Educação infantil),
    mas o Confef continua com a mensagem "Com obesidade infantil não se brinca".Será a substituição do Educador Fisico pelo professor docente ou por um profissional de nutrição?
    A verdade é: Estão fazendo uma grande brincadeira de mau gosto com a Educação Fisica.

    ResponderExcluir
  6. Estamos vivendo isso em Fortaleza!! Houve concurso em 2009/2010. era só chamar os professores de cadastro de reserva!! Outra coisa, se fazem concurso para pedagogos, porquê não fazem para substituto em Educação Física? Absurdo! Aí, nosso conselho vai e faz parceria para ministrar curso? O querem? Quer dizer que após anos de estudo em Faculdade nos deixou despreparados? Leiam, depois, colocaram outra nota, mais eis a primeira:
    REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA SR. IVO GOMES

    Sobre a Lotação dos professores:

    O Secretário historiou a situação da Educação no município posicionando-se em relação à Educação Física, afirmando não ser uma questão contra a Educação Física e sim, uma decisão de gestão, em que a lotação será efetivada prioritariamente do 6º ao 9º ano, em todas as disciplinas. Afirmou ainda, ser esta etapa de grande importância para que os jovens participem das atividades físicas e esportivas. Questionamos o Secretário no sentido de que é no período compreendido entre a Educação Infantil e o princípio do Ensino Fundamental que os alunos desenvolvem competências e habilidades motoras que fundamentam a aprendizagem das atividades físicas e esportivas. Desse modo, só poderiam usufruir dos esportes e de um estilo de vida ativo se o desenvolvimento motor e o conhecimento dos princípios básicos do exercício físico, bem como dos valores e condutas estivessem consagrados em seu conhecimento. Reafirmamos que esses objetivos podem ser alcançados, na educação, somente com a orientação de profissionais de Educação Física que possuem formação e conhecimento especializado. O Secretário mostrou-se receptivo a nossa tese, no entanto, afirma que para neste momento vai manter a dinâmica para a lotação anunciada na Portaria, e que, logo que os novos professores aprovados na seleção assumam suas funções, os professores que desejassem retornar às turmas da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, poderiam solicitar o remanejamento. Pontuou ser uma questão de organização da Educação no Município e classificou este momento como temporário. Diante desta informação o CREF5 se compromete acompanhar este processo.

    Parceria com o CREF5:

    O Conselho Regional de Educação Física representado por seu presidente Pádua Soares, o vice- presidente Jorge Henrique, o membro da Comissão de Educação Física Escolar do CREF5 Abelardo Petter e do presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF Ricardo Catunda, ofereceu uma parceria de formação continuada para os professores gratuitamente em um curso com carga horária de 100h. O Secretário Ivo Gomes acatou de pronto nossa proposta sendo que neste momento estamos enviando uma programação para Secretaria de Educação de Fortaleza.

    http://www.cref5.org.br/?mod=noticia&id_noticia=314

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.